Câmera registra atropelamento de casal de brasileiros em Buenos Aires; filha tenta trazer mãe, que segue na UTI
21/01/2025
Atropelamento foi registrado em 1º de janeiro entre as avenidas Libertador e Avelar, que cortam pontos turísticos de Buenos Aires; vítimas são de São Paulo. Cleusa Adriana Nunes Pombo, de 50 anos, segue internada com 9 fraturas nas costelas. Fernando morreu no local e família aguarda translado do corpo. Família de brasileira atropelada na Argentina pede Justiça
Uma câmera de segurança registrou o momento em que um casal de brasileiros foi atropelado em Buenos Aires, Argentina, pela atriz e empresária Patrícia Scheuer em 1º de janeiro.
O atropelamento ocorreu entre as avenidas Libertador e Avelar. Fernando Pereira de Amorim Junior, de 62 anos, morreu no local. A esposa dele, Cleusa Adriana Nunes Pombo, de 50 anos, sofreu ferimentos graves e continua internada em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de Buenos Aires.
Nas imagens, é possível ver que o casal aguardava o semáforo para atravessar a rua em uma faixa de pedestres, quando o carro conduzido pela atriz argentina subiu na calçada e atropelou os dois (veja acima).
Câmera registra atropelamento de casal de brasileiros por atriz em Buenos Aires
Reprodução/TV Globo
O casal é de São Paulo e estava no país vizinho desde 28 de dezembro para passar o Ano Novo. Era a primeira vez que os dois visitavam Buenos Aires e era também a primeira viagem internacional deles.
Após o acidente, a atriz Patrícia Scheuer chegou a ser presa em flagrante, mas foi liberada no dia seguinte. Ela responde por homicídio culposo e lesões graves.
Segundo a polícia, não foi encontrado percentual de álcool ou de drogas no sangue da motorista. Durante depoimento à Justiça argentina, Patricia alegou ter perdido a consciência enquanto dirigia.
A advogada de Cleusa afirma que já pediu que seja feita perícia no celular da motorista. "Para ver se ele estava sendo usado no momento do fato. Nós vamos buscar o embasamento suficiente para poder pedir o dolo eventual e não um homicídio culposo", afirmou Liziana Andrea Amarán, que representa as vítimas.
LEIA TAMBÉM:
'Minha cliente teve uma desconexão no tempo e no espaço', diz advogado de ex-atriz que atropelou brasileiros na Argentina
Brasileiro que morreu atropelado em Buenos Aires viajou à cidade pela 1ª vez para passar Ano Novo
'Vivendo uma montanha-russa'
Fernando Pereira de Amorim Junior e Cleusa Adriana Nunes Pombo.
Reprodução/TV Globo
Em entrevista ao Jornal Hoje, a filha de Cleusa contou sobre o momento em que soube do atropelamento da mãe e do padrasto em Buenos Aires.
"Eu, meu marido, minha filha e a minha tia, que é irmã da minha mãe, estávamos na praia. Por volta das 17h30 um policial me ligou no celular. Ele falou assim: 'Seus pais estavam na Argentina?' Respondi: 'sim. Por quê?' Ele: 'Porque aconteceu um acidente'. Eu falei assim: 'Não. Isso é piada, isso é trote'. Aí, ele: 'Moça presta atenção, porque eu estou falando sério'. Aí eu já entrei em desespero. Comecei a berrar, a chorar e gritar", contou Bárbara Nunes Valário.
Fernando Pereira de Amorim Junior e Cleusa Adriana Nunes Pombo
Reprodução/TV Globo
Cleusa está internada na UTI com diversas fraturas. Agora, a filha tenta transferir a mãe para São Paulo para o tratamento continuar a ser feito no Brasil.
"A gente está vivendo uma montanha-russa. Dias bons, dias não tão bons. Tem dias que a gente chega e ela está acordada. Tem dias que a gente chega, e ela está sedada, sem abrir os olhos. Ela está com nove fraturas nas costelas e passou por uma cirurgia. Está com a clavícula e o punho quebrados. E agora deu infecção urinária", diz a filha.
"Eu quero justiça. Eu quero justiça pelo meu padrasto, porque ela [a atriz argentina] destruiu vidas, né? Toda vez que ela [mãe] está acordada, já pergunta: 'Cadê o Fernando? Cadê o Fernando?' A gente não contou para ela que ele se foi, a gente não tem coragem", ressaltou.
O corpo de Fernando ainda está em Buenos Aires. A família aguarda o translado.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires, disse que "acompanha o caso atentamente, em contato com os familiares e as autoridades locais, e presta a assistência consular cabível".
Quem é Patrícia Scheuer
Patrícia Scheuer é empresária gastronômica e atriz. Ela estrelou novelas e propagandas na Argentina. De acordo com o "La Nación", ela ganhou relevância no país depois de protagonizar um comercial de secadora de roupas na década de 90.
Após parar de atuar, Scheuer criou diversos bares e restaurantes famosos em Buenos Aires, em sociedade com Luis Morandi, como o Sucre, Bar Uriarte e BASA, recomendado pelo Guia Michelin de Buenos Aires.
Outro exemplo é o Gran Bar Danzón, criado em sociedade com Luis Morandi. É o primeiro bar de vinhos portenhos inaugurado na cidade. Aberto em 1998, o local se tornou uma escola de alguns grandes nomes da culinária e vinhos do país, diz o "Clarín".
Scheuer é mãe de dois filhos, sendo um deles o bartender Ludovico De Biaggi, com quem a atriz abriu um de seus empreendimentos, o bar Oh No Lulu!.
Atriz atropela turistas brasileiros em Buenos Aires depois de perder controle do carro
Reprodução /TN